sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vida e Obra de Constancio Pereira Novinho

De nome completo Constâncio Pereira Novinho Nhantumbo, vi a luz do dia pela primeira vez, quando eram 11 horas 2 minutos do inesquecível dia 16 de Maio do longínquo ano de 1982, em Maputo, no Hospital Central do mesmo nome.
sou filho de uma família eminente na função pública, pai extinto funcionário ou aposentado da Universidade Eduardo Mondlane, fez os seus estudos na Escola Comercial de Maputo e mais tarde ingressa na então Liceu Salazar, hoje Escola Secundária Josina Machel.
Sou o quinto dos oito filhos que o casal tinha, tendo em 2005, falecido o mais novo e em Outubro de 2010, a mais velha e a unica mulher da familia.

Constâncio Nhantumbo, como sou carinhosamente tratado, muito cedo revelei-me com qualidades invejáveis na formação do homem actual, onde aprendi a ler as primeiras letras do alfabeto antes de entrar na escola oficial, graça ao apoio concedido pela minha mãe.

Por isso, que digo: “Descobri o meu nome com a minha mãe e conheci as primeiras expressões matemáticas, na escola primária Patrice Lumumba e Singathela, onde fiz o ensino primário do primeiro grau, mais tarde o segundo Grau na escola completa São Dâmaso”. Fiz o nível secundário do ensino básico e médio nas escolas secundárias da Machava Sede e Matola, respectivamente, tendo mais tarde ingressado no Instituto Comercial, hoje ISCA (Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria), onde me formei em Contabilidade.

Contudo, para além da minha formação em Contabilidade, fiz o curso de Biblioteconomia e Documentação merecé de uma bolsa concedida pelo CEDEP- UEM, e mais tarde fiz o curso de Psicologia na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.

Sou funcionário da UEM afecto no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Educação e da UNESCO, sob regime parcial no projecto DVV, para educação de Adultos, onde desempenho a função de Assistente Administrativo, vivo casado e sou pai de dois filhos, Edmilson e o Júnior, falo chope, Changana, Português e Inglês.

Colaborei em vários jornais Juvenis, destacando os seguintes: Jornal Xicandarinha, Brio Juvenil, o Despertar e no Renascer, onde neste último desempenhei as funções de Director.

Sou membro de conselho de Direcção da Faculdade de Educação, órgão máximo na tomada de decisões para os destinos da mesma e representado o CTA OU CORPO TECNICO ADMINISTRATIVO e nos tempos livres, gostO de jogar futebol, e ler um livro sobre a cultura geral ou de psicologia.

“Na vida ninguém pode voltar a fazer o que não fez no passado para servir de inicio, mas pode voltar a criar mecanismo para começar um novo fim”
Em Homenagem ao:
Octávio Mércio Nhantumbo 1990- 2005 e Arlete da Conceição Nhantumbo 1973- 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário