sexta-feira, 10 de junho de 2011

Orientacao pessoal e social: Estudo do caso da Faculdade de Educacao

Por: Constancio Pereira Novinho Nhantumbo


1. Introdução:

O presente trabalho, insere-se no |ambito de actividades práticas de orientação profissional e Escolar, no que concerne ao curso de licenciatura em Psicologia.

Tem como finalidade ajudar os indivíduos a criarem o seu auto-estima e auto-imagem através da prática de orientação, para o seu bem- estar subjectivo.
Assim, actualmente com a mudança dos sistemas ou de modelos de gestão dos recursos humanos, acompanhados com a globalização, e a integração regional tornou-se uma actividade que suscita grande interesse por parte de todos os Gestores e Administradores das instituições como forma de garantir a competividade face as possíveis ameaças no mercado de trabalho, em virtude do aumento massivo da demanda dos serviços e bens que as mesmas oferecem ao mercado e aliada a concorrência.

Este trabalho acadêmico obedecerá a seguinte estrutura:
a) Introdução, em que é descrito e fundamentado o problema, os objectivos do estudo, justificação e as perguntas de pesquisa;

b) Revisão da literatura, onde são abordadas as diferentes teorias da Orientação Pessoal e Social;

c) Metodologia, a recolha de dados será feita com base na aplicação do questionário como instrumento de trabalho;

d) Apresentação e discussão dos resultados, onde são expostos os resultados cuja discussão é feita com base na comparação entre a análise documental e os aspectos relevantes obtidos pelos questionários e por último;

e) Conclusões do trabalho.
1.1.Definição do Problema:
Os desafios da Gestão de recursos humanos para o trabalho é um assunto que actualmente tem merecido atenção especial, facto aliado aos problemas de falta de orientação do pessoal que se pretende enquadrar nos diferentes sectores de trabalho. É frequente ver em uma organização pessoas que lutam com ânimo e vontade na realização das suas tarefas contribuindo positivamente para a materialização dos objectivos preconizados pela mesma.
A busca desse resultado dá origem ao comportamento acima referenciado, o de aceitar usar as suas energias e beber o sangue da organização nas suas veias e esforços e como consequência é o aumento da produtividade.
Nesse ponto de reflexão, o presente trabalho procura responder a seguinte questão:
Que estratégia de orientação pessoal e social pode constituir uma forma ou instrumento conducente ao desempenho das actividades nas organizações, especialmente na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane?



1.2. Objectivos:
I. Objectivo Geral:
Analisar até que medida a orientação pessoal e social na Faculdade de Educação pode contribuir para a melhoria da qualidade de serviços e de relacionamento entre o pessoal do CTA.


II. Objectivos Específicos:
 Identificar os principais factores geradores de mau relacionamento e stress no local de trabalho aos funcionários da faculdade de Educação da UEM;
 Analisar o grau de satisfação com o uso da orientação pessoal e social aos funcionários da Faculdade de Educação da UEM;
 Discutir o processo e o mecanismo de fazer com que os funcionários criem um auto-imagem e auto-estima nos seus locais de trabalho.


1.3. Hipóteses:
 O estado do stress nos funcionários da Faculdade de Educação da UEM é causado pela má relação interpessoal entre os mesmos.
 O estado do stress nos funcionários da Faculdade de Educação da UEM não é causado pela má relação interpessoal entre os mesmos.
 A não satisfação dos funcionários da Facudade de Educação nos seus locais de trabalho é influenciada pela falta de uma orientação pessoal e Social
 A baixa auto-estima dos funcionários da Faculdade de Educação é gerada pelo mau relacionamento entre eles.


1.4. Justificativa
O estudo justifica-se pela importância de travar os possíveis problemas ou crise de gestão de recursos humanos que poderá surgir com o défice de políticas ou estratégias impulsionadoras para a satisfação e bem- estar no serviço, causados pela falta de uma orientação pessoal e social. Este facto é por si suficiente justificação do actual estudo sobre o que estará por detrás do comportamento dos funcionários da FacEd, e como forma de combater o stress e o mau-estar.


1.5. Delimitação
Este trabalho faz uma análise qualitativa do processo de orientação pessoal e social aos membros do corpo Técnico Administrativo, da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, a qual enquadra-se no modelo de socialização dos funcionários, para uma inovação e organização dos serviços em que todos têm um papel a desempenhar e se torna necessário um envolvimento geral, no esforço de garantir um melhor funcionamento institucional de modo a servir melhor o cidadão, através do bom relacionamento consigo e com outros.


1.6. Procedimentos metodológicos

Nesta pesquisa, são apresentadas as abordagens e procedimentos metodológicos que norteiam o trabalho.
Como conjunto de planos que lideram todo um processo de obtenção de dados, a metodologia de pesquisa comporta as seguintes secções: revisão da literatura atinente ao tema, o conceptual teórico; a recolha de dados, a apresentação e discussão dos resultados.

1.6.1 Para a pesquisa documental foi usado o método de pesquisa bibliográfica. Gil (1999) define pesquisa bibliográfica como uma pesquisa de fontes secundárias que” … abrange a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses…”, em relação aos livros, a selecção das obras foi realizada considerando a disponibilidade local, e em relação à fontes periódicas na sua maioria fontes electrónicas, prestando maior atenção à qualidade do conteúdo científico e sua relevância para o tema.


1.6.2. Para a recolha e análise dos dados, vai se aplicar, o questionário, entrevista semi-estruturada a três grupos alvos nomeadamente: Técnicos Administrativos, Assistentes Técnicos e o pessoal de apoio. Por ser do tipo semi-estruturada, a entrevista baseiou-se em perguntas relativamente abertas que servem de guia, mas não precisam seguir a ordem previamente determinada. As questões são elaboradas à luz da teoria existente e de forma compreensível ao entrevistado.

1.6.3. População e amostra

A população alvo desta pesquisa é composta por funcionários do Corpo Técnico Administrativo (CTA), da Faculdade de Educação da UEM. Trata-se de um universo total de 15 elementos.

A amostra a ser seleccionada vai ser de (07) sete pessoas das quais a Chefe de repartição, 03 (três) funcionários do quadro de pessoal da UEM e 03 (três) funcionários do apoio geral, sob o regime de contacto.
A escolha será feita aleatoriamente de forma a obter de forma acessível informação prática e fiável. Como sugere Gil (1999), isto permitirá ao pesquisador selecionar membros da população de forma mais acessível.
O objectivo do levantamento de dados foi o de verificar se a orientação pessoal e social aumenta qualidade dos serviços e bom relacionamento entre os membros participantes da organização.



1.6.4 - Cronograma
Este trabalho teve o inicio desde o primeiro dia de aulas no que concerne ao segundo semestre e terá uma duração de quase quatro meses, a ser entregue equivalendo o exame final da cadeira de Psicologia de Orientação Profissional, eis a seguir a discriminação do cronograma, ilucidando o período e as respectivas actividades.


Discriminação de Cronograma

Actividades Descrição do período
1) Revisão bibliográfica Agosto Setembro Outubro Novembro
2) Discussão teórica em função da determinação dos objetivos
3) Localização e identificação das fontes de obtenção dos dados ou documentos X X
4) Determinação de categorias para tratamento dos dados documentais X
5) Análise e interpretação
6) Redação do trabalho de pesquisa X
7) Revisão da redação X
8) Divulgação dos resultados ou entrega aos docentes de Psicologia de Orientação Profissional X



1.7. Resultados esperados
O presente trabalho é de grande interesse para os psicólogos de orientação profissional, Gestores e Administradores de instituições de trabalho, Estudantes, Docentes, Corpo Técnico Administrativo, (CTA), etc, os quais têm vindo a desempenhar uma função primordial no destino das organizações, bem como os Governantes e familiares dos funcionários que directa ou indirectamente são afectados pelos comportamentos dos seus membros.


Tais mudanças que exigem de todos nós os intervenientes neste processo conhecimentos mais renovados de forma a tornar- nos mais facilitadores, através de uma ajuda aos nossos colaboradores, para saberem como socializarem-se com os outros, bem como entender-se antes para depois relacionar-se com os terceiros.

Por isso esperamos deste trabalho uma grande valia na implementação de orientação pessoal e social aos membros do CTA, para o seu bem-estar social e subjectivo.



1.8. Referências Bibliográficas

GIL, A. (1995). Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 4ª edição. São Paulo, Atlas.
KRAWULSKI, Edite(1998) – A Orientação profissional e o Significado do Trabalho.
Edição Revista. São Paulo, Editora Abob.

LISBOA, Marilu (2007). Curso de Formação em Orientação Profissional: Empregabilidade. Brasília, Editora Mc Graw Hill.

MINARELLI, J.A.(1995). Empregabilidade: Como ter trabalho e remuneração sempre.15.ed.São Paulo, Gente.

SARRIERA, Jorge Castella. org (2004). Desafios do Mundo do Trabalho: Orientação, inserção e mudanças. Porto Alegre, Edi PUC RS.




























ANEXOS















UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

Caro colega do CTA da FacED

Este instrumento faz parte de uma pesquisa académica da cadeira de Psicologia de Orientação Profissional do curso de Licenciatura em Psicologia, vertente Social e das Organizações da Faculdade de Educação/UEM, que tem por objectivo identificar a influência da orientação pessoal e social na satisfação e na motivação dos funcionários do CTA.
Para atingir este objectivo, solicita-se a sua participação, respondendo as questões deste questionário, de forma mais sincera possível, visto que suas respostas são de carácter confidencial e serão utilizadas, apenas, para fins acadêmicos, e as respostas são do tipo concordo, não concordo, não concordo nem discordo, isto é na primeira parte. Na segunda parte tem a ver com a escolha de preferência, mas importa realçar a importância de preencher alguns requisitos importantes para a identificação do funcionário.
Assim sendo, marque um “X” na resposta que melhor expresse sua opinião com relação aos factores mais importantes para a sua vida profissional.

Identificação do funcionário
1. Sexo:
( ) Masculino
( ) Feminino

2. Idade:
( ) 16 a 18 anos
( ) 19 a 25 anos
( ) 26 a 35 anos
( ) Acima de 35 anos



2. Estado Civil:
( ) Solteiro
( ) Casado
( ) Viúvo (a)

4. Escolaridade (Assinale o último nível concluído):
( ) ensino primário
( ) ensino básico
( ) ensino médio
( ) ensino superior
( ) Pós-graduação

5. Tempo de Serviço (em anos completos):
( ) 1 ano
( ) 2 a 5 anos
( ) Acima de 5 anos

1. Exerce função de chefia
( ) Sim
( ) Não


I. Parte
2. Você acha que o seu salário influencia no seu comprometimento profissional?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente
( ) Discordo totalmente
3. Você acha que o estado do stress e baixa auto- estima dos funcionários da Faculdade de Educação é causada pela falta de uma orientação pessoal e social dos membros?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente


4. Seu ambiente de trabalho (relacionamento da equipe, acesso a bons equipamentos e tecnologia) é o principal motivo para a sua satisfação profissional ?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente
( ) Discordo totalmente


5. A forma em que se relaciona com os outros colegas dentro da instituição acha que influencia de alguma ponto no desempenho das suas funções como profissional?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente
( ) Discordo totalmente


6. Você acha que quando tem problemas de casa influenciam no seu trabalho no serviço ou com os colegas?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente
( ) Discordo totalmente



7. Nos dias em que se aborrece no seu relacionamento fora de serviço (em casa, na rua ou no chapa), acha que influencia no seu bem-estar no local de trabalho?
( ) Concordo totalmente
( ) Concordo parcialmente
( ) Não concordo nem discordo
( ) Discordo parcialmente
( ) Discordo totalmente



II. Parte
8. Enumere do 1º ao 4º lugar segundo o grau de importância, isto é de maior para baixa importância os factores abaixo que te fazem sentir feliz mesmo consigo e com seus colegas na sua vida profissional.
( ) salário
( ) condições de trabalho
( ) Bom relacionamento consigo e com sua família
( ) Bom relacionmento com os outros colegas do serviço


UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO



Guião de entrevista semi-estruturada

Introdução
O presente guião destina-se aos funcionários da Faculdade de Educação quer do quadro e os que estã a trabalhar sob o regime de contratos. O objectivo deste é a recolha de informações, opiniões em relação á qualidade de relacionamento entre eles, e com os outros.
A pesquisa deste trabalho enquadra-se em “uma análise do contributo da orientação pessoal e ssocial para o aumento da qualidade de serviços na mesma Faculdade.
A entrevista desenvolver-se-á em torno das razões da adopção da orientação profissional (pessoal e social), objectivos, avaliação dos resultados, sem descurar a possibilidade de desenvolver outra pergunta durante a entrevista.


Caracterização da empresa
1. Nome
2. Localização
3. Dimensões
4. Nº de funcionários do Quadro e contratados
5. Características (missão, valores, princípios e desafios)

Dados importantes a serem levantados sobre o entrevistado
1. Identificação
2. Formação
3. Cargo
4. Tempo que ocupa o cargo actual
5. Responsabilidades
6. Autonomia para tomar decisões

Sobre a Orientação Pessoal e Social

1. Qual é ideia que tem sobre a orientação profissional?
2. Como é que avalia o processo de oreintação para os funcionários poder saber se relacionar com os outros ou consigo mesmo?
3. Quais são as formas possíveis de criarem maior satisfação dentro da Faculdade de Educação?
4. O que é sugeria que fosse feito para criar ou elevar o auto -estima da Faculdade de Educação?
5. Porque é que os funcionários da Faculdade de Educação não se identificam como membros integrantes fora da organização?
6. O que é que se deve fazer para que o CTA, tinha as cores da Faculdade nas suas veias? Ou se identifica com ela?

















Guião de entrevista aos funcionários do quadro da UEM

1. Identificação
2. Cargo actual
3. Sector
4. Há quanto tempo é funcionário na UEM, especialmente na Faculdade de Educação?
5. Como avalia a relação entre os outros colegas e consigo mesmo?
6. Se alguma vez já ouviu falar de orientação profissional?
7. Esta satisfeito com o ambiente e com os serviços prestados
8. Como são as relações de trabalho como os funcionários contratados?




















Guião de entrevista aos funcionários sob o regime de Contracto


1. Identificação
2. A que departamento ou sector esta afecto?
3. A quanto tempo trabalha como contractado?
4. Como caracteriza a relação com os funcionários do quadro?
5. Conhece os objectivos da empresa onde trabalha? Identifica-se com estes objectivos?
6. Quando começou a trabalhar na empresa contratante?
7. O que é a orientação profissional? Se já ouviu falar?
8. O que acha sobre a orientação pessoal e social?
9. Qual tem sido o seu empenho na realização das suas actividades?
10. Como é avaliado o serviço prestado pela sua empresa ou Faculdade?
11. Quais são as dificuldades e/ou facilidades que percebes por ser um contractado dentro da Faculdade?
12. Satisfação com o ambiente de trabalho?







Muito obrigado pela sua colaboração!

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