sexta-feira, 10 de junho de 2011

perspectiva sócio- histórica de Lev Semynovitch Vygotsky para a educação em Moçambique

Por:Constancio Pereira Novinho Nhantumbo


Sobre o Autor

De nome completo Constâncio Pereira Novinho Nhantumbo, viu a luz do dia pela primeira vez, quando eram 11 horas 2 minutos do inesquecível dia 16 de Maio do longínquo ano de 1982, em Maputo, no Hospital Central do mesmo nome.
Filho de uma família eminente na função pública, pai extinto funcionário aposentado da Universidade Eduardo Mondlane, fez os seus estudos na Escola Comercial de Maputo e mais tarde ingressa na então Liceu Salazar, hoje Escola Secundária Josina Machel.

Constâncio Nhantumbo, como é carinhosamente tratado, muito cedo revelou –se qualidades invejáveis na formação do homem actual, onde aprendeu a ler as primeiras letras do alfabeto antes de entrar na escola oficial, graça ao apoio concedido pela sua mãe. Dizia ele, que: “Descobri o meu nome com a minha mãe e conheci as primeiras expressões matemáticas, na escola primária Patrice Lumumba e Singathela, onde fiz o ensino primário do primeiro grau, mais tarde o segundo Grau na escola completa São Dâmaso”. Fez o nível secundário do ensino básico e médio nas escolas secundárias da Machava Sede e Matola, respectivamente, tendo mais tarde ingressado no Instituto Comercial, hoje ISCA (Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria), onde se formou em Contabilidade. Ele, para além da sua formação em Contabilidade, fez o curso de Biblioteconomia e Documentação merecé de uma bolsa concedida pelo CEDEP- UEM, e fez os seus estudos superiores na Faculdade de Educacao da UEM, Vertente Social e das Organizacoes

. É funcionário da UEM afecto no Departamento de Contabilidade da Faculdade de Educação e da UNESCO, sob regime parcial no projecto DVV, para educação de Adultos, onde desempenha a função de Assistente Administrativo, vive juntado e é pai de dois filhos, Edmilson e o Júnior, fala chope, Changana, Português e Inglês. Nhantumbo, colaborou em vários jornais Juvenis, destacando os seguintes: Jornal Xicandarinha, Brio Juvenil, o Despertar e no Renascer, onde neste último desempenhava as funções de Director.

É membro de conselho de Direcção da Faculdade de Educação, órgão máximo na tomada de decisões para os destinos da mesma representando o CTA e nos tempos livres, gosta de jogar futebol, e ler um livro sobre a cultura geral ou de psicologia.
(In Ernesto Sautiane Gume)

Dedicatória
Pelo presente trabalho de pesquisa Académica dedico:
A minha esposa Bela aos meus filhos e os meus amigos, Ernesto, Gerónimo, ao senhor Chongo, Fernando Gove, Postiga, Jujú, Anita, Aidinha e a mamã dra. Alice, os que me tem dado a poio quanto aos aspectos da vida, no que concerne a forma de socialização, respeito e dignidade. E por último quero dedicar a todos meus colegas, quer a nível do local de trabalho, quer da turma, pela força que tem me oferecido, junto a todos docentes pela cortesia que vem me concedendo e pela paciência nesse processo de ensino e aprendizagem e um meu Kanimambo e a todos que me querem bem e aos meus inimigos.


“Na vida ninguém pode voltar a fazer o que não fez no passado para servir de inicio, mas pode voltar a criar mecanismo para começar um novo fim”

Em Homenagem ao:
Octávio Mércio Nhantumbo 1990- 2005


Acrónimos
CEDEP: Centro de Desenvolvimento Profissional
CTA: Corpo Técnico Administrativo
FACED: Faculdade de Educação
PSO: Psicologia Social e das Organizações
UEM: Universidade Eduardo Mondlane



I-Introdução
Neste presente trabalho sobre a pesquisa académica, falarei da perspectiva sócio- histórica de Lev Semynovitch Vygotsky para a educação em Moçambique.
Abordarei ainda durante o trabalho alguns aspectos candentes sobre aprendizagem no Pais no contexto cultural, fazendo uma intersecção daquilo que concerne a realidade social no âmbito histórico da aprendizagem como uma forma de construção do saber cientifico, tendo como base os pressupostos construtivos.
É com base nestas influências do socialismo revolucionário e materialismo dialéctico de Friedrich Engels e do Karl Max, que farei uma ponte de ligação com a perspectiva Vygostykiana e que irei usar como suporte de ponto vista crítico e essencial para que o meu trabalho de pesquisa seja delicado na sua base de ser no que concerne, a concepção ideológica de aprendizagem numa sociedade real, refiro me neste caso de Moçambique.
E por último, mencionarei algumas características centrais da aprendizagem no Pais, bem como a definição posterior da aprendizagem segundo vários aspectos focais.



II- Estrutura do presente ensaio
Este ensaio encontra-se dividido em dois capítulos, onde no primeiro encontramos, os subtítulos: o problema de reflexão, objectivos, metodologia, interesse pela pesquisa, e o segundo Capítulo, encontramos as definições de alguns conceitos chaves de educação, Implicações Gerais da perspectiva da passagem automática para a educação em Moçambique, O ensino centrado no Estudante e a sua relevância e por último a conclusão e a referência Bibliográfica.

Capítulo I

1- Problema da Reflexão
Apresentada a origem da reflexão ou da pesquisa, levanta-se como problema de estudo a seguinte situação: Numa altura em que o Ministério da Educação e Cultura de Moçambique e o INDE, debatem com grande acuidade sobre a revisão curricular em vigor no País, e onde através do programa educação para todos, e a educação centrada no estudante, o ensino requer o aperfeiçoamento e uma maior atenção as condições sócio- histórica, e económica cultural do País. Esta situação exige que os professores tenham qualificação apropriada as novas demandas de ensino tomando em consideração as questões sócio- histórica e cultural, e não só económicas visto que estamos num mundo liberalizado. Fracasso ou sucesso escolar? Eis a questão.

1.2- Objectivos do Ensaio
Este ensaio académico, tem como objectivos explorar até que ponto as possibilidades dos métodos de ensino- aprendizagem centrados no estudante em Moçambique, tendo como base a contribuição de Vygotsky no contexto sócio-histórico.

1.3- Questão do ensaio
Na ordem de gerar informações que sustentam a solução do problema identificado, foi formulada a seguinte questão:
Qual é o papel da interacção sócio- histórica para a educação em Moçambique?
1.4- Metodologia
Para a efectivação deste ensaio Académico, foi através de uma consulta e revisão bibliográfica, dos livros que abordam a concepção Vygotskyana face ao desenvolvimento e aprendizagem

1.5- Interesse pelo Ensaio
Este ensaio é de grande interesse para os psicólogos de aprendizagem, estudantes, professores, etc, os quais têm vindo a desempenhar uma função primordial no ensino-aprendizagem.
Os psicólogos de aprendizagem, bem como os professores e planificadores de currículos escolares, constatam com vários problemas inerentes as condições sociais, onde tem sido um desafio na procura de soluções mais eficazes para responder as demandas que hoje são impostas pelo ensino num momento em que o currículo escolar no País está em transformação. Tal transformação exige de todos os intervenientes neste processo conhecimentos mais renovados de forma a tornarem –se facilitadores.

2- Capítulo II

2.1- Definição de alguns conceitos chaves de Vygotky
Zona de Desenvolvimento Real ou Afectivo- é o nível que corresponde as funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de determinados ciclos de desenvolvimentos já completados.
Zona de Desenvolvimento Potencial- É definido pelos problemas que a criança consegue resolver com o auxílio de pessoas mais experientes, isto é o facilitador.

Zona de Desenvolvimento Proximal- é a zona onde constitui-se por aquelas funções que ainda não estão maduras, mais sim em processo de maturação, quer dizer, que ainda se encontram em um estágio embrionário.
Conceitos Cotidianos- são conceitos espontâneos, que o individuo constrói através da sua interacção com os outros no meio onde vive.
Conceitos Científicos- é o conhecimento que o indivíduo adquire na escola através de uma facilitação de um professor ou de um outro indivíduo especializado.

2.2- Pressupostos Filosóficos e Epistemológicos
Em contacto com o modelo teórico proposto por Vygotsky, não é difícil perceber que seus estudos foram profundamente influenciados pelos pensamentos de Karl Marx e Friedrich Engels.

É na dialéctica materialista que vygotsky busca subsídios para desenvolver seu método e elaborar hipótese com o intuito de explicar como ocorre a aprendizagem e o desenvolvimento das funções superiores do comportamento humano.
Assim, da complexa obra de Marx e Engels, este estudo sistematiza apenas algumas das suas teses que se acredita muito pertinentes para um melhor entendimento de importante papel que Vygotsky atribui ao ambiente histórico- social nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.
A compreensão do modelo epistemológico proposto por Marx e Engels exige que se considere, por um lado, a estreita relação entre o referencial teórico “Vygotsky” e a actuação política desses dois filósofos e por outro lado, a influência que receberam de outros pensadores.

2.3- A aprendizagem na visão de Vygotsky
Segundo Vigotsky, a aprendizagem constrói-se a partir de relações intra e inter pessoais do sujeito. (Leontiev, 1988, citado por Palangana, 2001).
Trata-se de um processo do plano social, para o plano individual, visto que, é na troca de relacionamento com os outros sujeitos e consigo próprio que o individuo vai internalizando conhecimentos e a própria consciência, aqui destaca-se a formação dos conceitos, Cotidianos e Científicos.

De acordo com Mendonça (2006), para “o primeiro, são construídos pelo homem (criança) espontaneamente a partir da interacção vivencial e segundo, a partir de estudos cuidadosos, ministrados nas escolas, e que os dois conceitos concorrem para a formação de um outro conceito estreito, o de Generalização”. O sujeito de conhecimento para Vygotsky, não é passivo, mas sim regulado por forças externas que se moldam.
Para Vygotsky, a aprendizagem está presente desde o inicio da vida da criança. Qualquer situação de aprendizagem tem um histórico antecedente ou precedente. Nessa perspectiva, a inteligência é definida como a habilidade para aprender, desprezando as teorias que concebem a inteligência como aprendizagem prévia, já efectuada (Castorina, 2003).

De acordo com Palangana (2001:108), “Identificam-se três níveis de desenvolvimento para aprendizagem, Zona de Desenvolvimento Real, Zona de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal”, onde se utiliza por exemplo, testes de inteligência afim de avaliar a idade mental de uma criança, o segundo que se refere a distância entre o Nível de Desenvolvimento Real, determinado através da solução de problemas sob a orientação de adultos ou companheiros mais capazes .
É na Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja em que, ela activa processos de desenvolvimento que se tornam funcionais na medida em que a criança interage com pessoas em seu ambiente, internalizando valores, significados, regras, enfim, o conhecimento disponível em seu contexto social (Vygotsky 1987 in Oliveira, 2003)

2.4- Implicações Gerais da perspectiva de Vygotsky para a educação em Moçambique
Vygotsky (1987), “As escolas evoluíram durante muitos séculos, acompanhando as formas sociais a que serviram e os instrumentos de mediação que as tornaram possíveis”.
Esta história é inacreditavelmente diferente da situação de países menos desenvolvidos, nas quais a escolarização é uma forma alienígena, inserida no processo social e não tiveram escolha a não ser adoptar a escolarização formal (Moll, 1996: 108).
Para Vygotsky, as escolas deveriam ensinar aos estudantes a serem alfabetizados no sentido mais geral, isto é, a serem capazes de ler, escrever, falar, usar computadores, raciocinar e manipular símbolos e conceitos verbais com a presença de um facilitador.
Para o caso especifico de Moçambique, face as ideias de Vygotsky, podemos afirmar que existe uma perfeita e estreita relação naquilo que é educação hoje, no que concerne a aprendizagem centrada no estudante. Vejamos por exemplo: para Ngoenha (2000), “ A educação em Moçambique, é um projecto que precisa de ser repensado na sua globalidade e no quadro das condições concretas”.
Contudo, a educação não pode ser um objecto de estudo fechado nele mesmo. A educação inscreve-se nas realidades económicas e políticas que devem ser tomadas em consideração; o campo educativo, é pois, estruturalmente condicionado por estas dimensões que, sem a constituírem, a influenciam.
Segundo (M.Kilani, 1989:23 in Ngoenha, 2000) “os valores moçambicanos tendem a ocidentalizarem-se e a educação formal não escapa a esta tendência”.
É por essa razão que o governo através do programa Agenda 2025, na área da educação pretende consciencializar e implementar o novo currículo académico virado essencialmente para os desafios da integração regional e do processo de Bolonha, conforme o Plano Estratégico de Educação de 2000- 2010.

Assim, de acordo com Ngoenha (2000), “as reformas em curso que correspondem a transição de um sistema marxista a um sistema liberal”. Hoje assiste-se `a emergência ou a re- emergência do sector privado e de actores locais, preocupados em adequar a educação aos níveis imperativos políticos, económicos e sociais.
A educação deve dar-hes uma mestria enorme sobre o pólo da sociedade, sobre a história e sobre a cultura.
Moll (1996, p194), “considera o microensino como sendo um exemplo muito pertinente de um fio perdido, porque ele certamente parecerá um tema muito pouco plausível no âmbito das contribuições de Vygotsky a uma teoria unificada da educação para os países em via de desenvolvimento”.

2.5- O ensino centrado no Estudante e a sua relevância
O papel central de aprendizagem, na ideia de Vygotsky, tem particular relevância para a reflexão na área da educação. Os procedimentos regulares que ocorrem na escola, demonstrações, assistências, fornecem pistas e instruções que são fundamentais para a promoção de um ensino capaz de promover a aprendizagem.

A intervenção do professor tem, pois, um papel central na trajectória que passam na escola.

Para Oliveira (2003), “A escola é um lugar social, onde o contacto com o sistema da escrita e com a ciência, enquanto uma modalidade de construção de conhecimento se dá de forma sistemática e intensa, potencializando os efeitos dessas outras conquistas e culturas, sobre os modos de pensar”.A importância, actua dos outros membros de grupo social na mediação entre a cultura e o individuo, promoção dos processos inter psicológicos que serão posteriormente internalizados.
De acordo com Castorina (2003), “o aprendizado não tem instrumentos endógenos para percorrer, sozinho, o caminho de pleno desenvolvimento e aprendizagem, o mero contacto com os objectos de conhecimentos não garante a aprendizagem”.
A importância de actuação de outras pessoas no desenvolvimento individual é particularmente evidente em situação em que o aprendizado é resultado claramente desejável das interacções sociais. Na escola, portanto, onde o aprendizado e o próprio objecto de um processo pedagógico é privilegiado. (Lerner, 2003).



2.6- Conclusão
Após discussão e observação relacional entre a visão da teoria Sócio-histórica de Vygotsky, e o estágio actual da educação no Pais, face ao currículo em vigor.
Pode-se apresentar algumas conclusões a que o ensaio ou estudo conduziu. Assim em resposta a questão central de pesquisa:

Qual é o papel da interacção sócio- histórica para a educação em Moçambique?

Pode-se concluir que:
Se tomarmos como foco de nossas reflexões as implicações da escola de Vygotsky para a nossa educação, permite-nos resgatar um dos anseios, em afirmar que o individuo, aprende através de uma interacção social a partir de uma observação e contacto com as pessoas ou com objectos e que ao mesmo tempo na escola adquirir outro tipo de conhecimento científico que se vai unir com o primeiro já existente e autónomo para formar o mais complexo e generalizado. Refiro-me neste caso os conceitos.
Actualmente em Moçambique, o ensino está centrado no estudante, falo por exemplo dos estudantes do novo currículo, curso de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, em que o professor serve como o mediador ou facilitador e o estudante é que centraliza / prepara o seu ensino-aprendizagem. Tomando em consideração o que o Vygotsky chamou de Níveis de Desenvolvimento, podemos concluir taxativamente que existe realmente o nível de desenvolvimento Real, onde encontramos o que traz consigo o estudante, o Nível de Desenvolvimento Potencial que é o facilitador, neste caso o professor e o Nível de Desenvolvimento Proximal onde opera a própria aprendizagem escolar.
Portanto, se a educação é uma influência premeditada, compreendê-la em sua totalidade e finalidade demanda, situar no âmbito das formas políticas e económicas pelas quais se reveste historicamente a organização social, podemos afirmar que Vygotsky, toda a sua produção esteve comprometida com a consolidação de uma ciência da educação ao serviço de pleno desenvolvimento dos indivíduos que já é uma realidade no País.




Referências Bibliográficas

PALANGANA, C.Isilda (2001). Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky; a relevância do social. 3.ed.- São Paulo: Summus.

NGOENHA, E.Severino (2000). Estatuto Axiológico da Educação em Moçambique. Maputo: Livraria Universitária.

CASTORINA, J.A, OLIVEIRA, Marta, LERNER, C.(2003). Piaget e Vygotsky. São Paulo. Editora Ática.

MOLL Luis.C (1996). Vygotsky e educação; implicações Pedagógicas da Psicologia. Trad. Fani .A. Tesseler: Porto Alegre. Editora Artes Médicas.

MENDONÇA, S. L (2006). Vygotsky e a Escola Actual: Fundamentos teóricos e implicações pedagógicas: São Paulo. Editora Junqueira & Marin.

UEM, MCT, MINED/ INDE (Plano Estratégico da Educação em Moçambique 2000-2010). Maputo.

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