segunda-feira, 25 de julho de 2011

A motivação como factor preponderante no desempenho das funções

Por Constâncio Pereira Novinho Nhantumbo

1. Nota Introdutória

O conhecimento das necessidades dos membros de organização, nos dias que correm joga um papel determinante no sucesso da mesma, pois estimula de forma positiva a capacidade dos colaboradores face a maximização dos objectivos traçados.

As pessoas dentro de uma organização, constituem o mais valioso recurso da unidade social.

Assim, torna-se crucial para os gestores actuais empenharem-se nesse desafio de revitalizar o espírito motivador dos seus colaboradores. Para tal, há uma necessidade de se procurar adequar ou combinar as condições ergonómicas de maneira a se coadunar o sistema comando - sinal, que é a chave de desenvolvimento e aumento da produtividade, ao mesmo tempo criando condições para o sucesso da organização.

De acordo com as teorias de administração actuais, só existirá maior produtividade, quando a interacção eficiência e eficácia coexistirem.


2. Definição de conceitos chaves

Organização:- É um sistema ou unidade social composto por duas ou mais pessoas que compartilham os mesmos anseios, mesmos objectivos e metas a serem atingidas.

Para Franqueira (2004), as organizações são unidades sociais que se constituem para atingir objectivos específicos e que mantém uma continuidade através de tempo, podendo ser de carácter informal ou formal.

Estrutura organizacional:- é a representação dos diferentes órgãos e níveis hieráriquicos que compõem uma organização e as ligações entre eles.

Motivação:- É um empowerment ou empoderamento através de feedback a um indivíduo de forma a criar uma maior auto-eficiência e eficácia.


3. Dualidade perspectiva: Organização / individuo

A perspectiva organizacional é encontrar uma pessoa para preencher um determinado cargo e desempenhar um conjunto de actividades designado tarefa.
Nesta conjuntura inicial de contractação, a organização não tem preocupação ou empatia em relação as metas do indivíduo. Nenhuma organização contracta ou emprega indivíduo pensando na realização das metas das pessoas.

Portanto, de acordo com Puri (2000), as organizações como entidades sociais, tem como metas a produtividade, crescimento, credibilidade e mais lucretividade e o mesmo autor acrescenta que os indivíduos como pessoas singulares tem como metas dinheiro, ambiente de trabalho, o próprio trabalho, auto-estima, segurança e o equilíbrio entre a vida profissional e social, ascensão e auto realização.

Contudo, também no que tange as perspectivas individuais, muito à semelhança da organização, o indivíduo não tem empatia ou sentimentos especiais pelas metas da organização.

Segundo Puri (2000), ambas partes tem um papel equivalente na vida. Se deixar de cumprir a sua obrigação (há perda para ambas, muito embora a organização enfrenta uma aperda maior porque fica assente em torno de um processo de contractar ou recontractar pessoas o que vai implicar uma grande redução na produtividade e gastos indesejados de recursos, mas o indivíduo também sente angústia de contínua instabilidade e insatisfação. Porém, quanto maior ou mais a organização se esforçar pela felicidade e satisfação dos seus empregados, mais o empregado ficará comprometido, dedicado e leal a causa da organização.

Para Wagner III (2006), uma das metas básicas de todos os gerentes é motivar os trabalhadores a desempenhar suas actividades em seu mais alto nível. Há muitas teorias diferentes sobre a motivação, para o trabalho, a maioria delas compartilhando alguns elementos comuns, bastante incrementar-se os programas motivacionais, boa recompensa, e outros.

A complexidade da natureza do homem

O homem como um ser transacional, que não só recebe os insumos ou input do ambiente e reage aos mesmos e adapta uma posição practiva, antecipando e muitas das vezes, procurando mudanças que ocorrem em seu ambiente.

Segundo Tivane (1999/2000), o homem tem um comportamento dirigido para um objectivo, o que significa dizer que é capaz de ter objectivos ou as funções e de aplicar grandes doses de esforço no sentido de alcançá-los.

Para o mesmo autor, o comportamento das pessoas em uma organização é complexa, depende de factores internos (decorrentes de sua característica dde personalidada, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de ppercepção de ambiente interno e externo de atitudes, de emoção e também factores externos decorrentes de condições oferecidas pela organização como sistema de recompensas ou incentivos, punições, factores sociais, políticas e coesão grupal.

4.Referência Bibliográfica

Franqueira, A(20049. Sociologia da função pública e deontologia profissional. curso de administração em autarquias: Coimbra. C.E.F.A

Puri. S.C (2000). Gestão de estabilidade- A arte de manter, motivar e criar desafios para colaboradores.- Rio de Janeiro.Editora Quality Mark.

Tivane. D,V (1999/2000).5º Ano Curso de Administração pública:O factor humano nas organizações- textos de Apoio. Maputo. UEM

Wagner III,J.A, Holembeck, J,R (2006) Comportamento Organizacional. São Paulo. Editora Saraiva.

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